0

Yolanda Carvalho assume a direção da Casa da Cultura de Teresina

M.Jr.
"Um passo à frente e você já não está mais no mesmo lugar.” Foram com as palavras do falecido músico pernambucano Chico Science que Yolanda Carvalho assumiu nesta quarta-feira, dia 14 de julho, a direção da Casa da Cultura de Teresina. O espaço artístico-cultural mantido pela prefeitura municipal por meio da Fundação Monsenhor Chaves agora tem à frente uma das mais renomadas artistas plásticas do nosso Estado, que conta com sua parceira de projetos, Conceição Carvalho, nessa empreitada.

Conhecida por seu trabalho com xilogravura, Yolanda Carvalho não esconde a empolgação com o convite feito pela presidente da FMC, Laurenice França, sobretudo ao destacar a palavra trabalho como sua grande motivação. A artista, que já havia sido convidada para o cargo em 2009 por Cineas Santos, precisando recusá-lo para cuidar de um problema de saúde na família, destaca a visibilidade da Casa da Cultura como uma de suas principais metas. “Tornar a Casa mais próxima das pessoas é uma maneira de valorizar a nossa cultura, além de semeá-la”, afirma.

Opinião compartilhada por Laurenice, que diz estar tendo bastante calma e cautela ao formar sua equipe de frente e pôr as pessoas corretas para cuidar e, principalmente, desenvolver os espaços mantidos pela Monsenhor Chaves. Ao entregar a Yolanda o comando da Casa da Cultura, ela afirma estar segura e confiante em todo o potencial de integração e propagação da cultura proporcionada pelo ambiente. “Precisamos ampliar as oficinas, dinamizar a Casa, fortalecer e valorizar o que ela nos tem a oferecer”, ressalta.

E se depender de Conceição Carvalho, também artista plástica e eventual parceira de projetos de Yolanda, a nova fase da Casa da Cultura de Teresina deve ser marcada pela humanização. Além disso, a dedicação a quatro mãos promete dinamizar o ritmo do local, sempre lembrado por sua boa recepção do público, quase cativo na hora de fugir um pouco do calor do centro da cidade conferindo as exposições de quadros e fotografias de artistas tanto daqui quanto de fora. “Aproximar também o artista, sobretudo ele, da Casa é um de nossos grandes desafios, nesse sentido de humanizar o belíssimo ambiente que nos foi confiado”, finaliza Conceição.

0

Artes Visuais aplicada à publicidade: prática dos alunos do último período de 2010

Noticiados no site do IFPI! Cada espaço que ganhamos dentro da própria Instituição mostra aos gestores que é viável sim ter e valorizar um curso em Artes Visuais.

ALUNOS DE ARTES VISUAIS CRIAM CAMPANHA PUBLICITÁRIA
Com o slogan "Faça Arte no IFPI: desperte o artista que existe em você" campanha tem o objetivo de divulgar o curso e atrair novos alunos
 
Como conclusão da disciplina Comunicação Visual, os alunos do curso técnico de Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), desenvolvem campanha publicitária com o objetivo de divulgar o curso.

A partir de idéia proposta por um dos alunos, foi definido o mote da campanha, que deverá ser lançada em agosto com o slogan “Faça Arte no IFPI: Desperte o artista que existe em você”, e contará com cartazes, folder, panfleto, banner e link para internet, spot para rádio, filme publicitário de 30´´, newsletter e camiseta.

Nas peças os alunos apresentam as disciplinas e informações gerais sobre o curso de Artes Visuais, além do mercado de trabalho, buscando assim despertar o interesse de novos alunos.
Iniciado com foco nas artes plásticas, o curso foi reformulado para melhor se adaptar ao mercado de trabalho, e hoje conta com disciplinas como análise de material expressivo, desenho artístico, escultura, pintura, gravura, fotografia, cinema e vídeo, programação visual, história da arte e estética e filosofia da arte, totalizando 1 ano e meio de curso.

Na disciplina de Comunicação Visual, onde está sendo desenvolvida a campanha, os alunos aprendem design gráfico, desde identidade visual e simetria até criação de marcas e peças publicitárias.

No início do mês de junho a coordenação e professores do curso organizaram a exposição “Exercícios Visuais”, apresentando trabalhos desenvolvidos pelos alunos durante o curso. Na mostra foram exibidas esculturas, pinturas em óleo sobre tela, desenhos, gravuras, fotografias e xilogravuras.

Conexões

Seguidores