0

Arte Urbana é reconhecida na mais nova edição do Artes de Março


Na última sexta-feira, os estudantes das duas turmas de Artes Visuais da tarde do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Piauí tiraram um pouquinho as bundas de suas cadeiras(graças a Deus) para uma visita ao já tradicional evento de arte no Teresina Shopping, o Artes de Março. Com direito a ônibus escolar e "pega-na-mão-pra-não-se-perder" conduzidos pelas professoras Vírginia Lopes e Teresinha, tudo estava indo segundo a cartilha, até que eles chegaram ao salão de eventos...


 Pra quem não acompanhou as edições anteriores, a surpresa pode ter sido um pouco menor: diferente de todas as outras edições passadas, a décima segunda edição do Artes de Março trouxe uma enorme instalação de avatars/monitores para o centro do Salão de Eventos. Ao redor dela, pufs num tablado de madeira garantiam a sensação de acolhimento juntamente com a iluminação alaranjada. E num círculo mais a frente, estavam dispostas obras principalemente em fotografia e grafite de novos astistas que estão surgindo no cenário cultural teresinense.

O palco de apresentações musicais se encontra decorado com uma versão 3-D das principais obras de Tarsila do Amaral relacionadas à temas urbanos. Alguns suportes de grafites eram placas de metal de caixas de energia, espelhinhos de camelô laranja ou mesmo estavam simplesmente penduradas, sob cordas ou skates. Tudo isso para evocar o tema: PLAST-CIDADE.

Atenção especial para o pequeno menino da zona nobre/leste de Teresina embasbacado frente a grafitagem ao vivo dos artistas do Movimento Hip Hop da cidade no dia da abertura do evento.


As professoras do curso pretendem levar os alunos mais uma vez para um bate-papo não oficial da exposição em breve, com análises mais críticas e aprofundá-las juntamente com os alunos durante a disciplina de Estética e Filosofia, do primeiro período.

Texto e Fotos: Ludmila Monteiro

0 comentários:

Postar um comentário

Conexões

Seguidores