0

Rumos 2010 propõe intercâmbio e intervenções


O já consolidado programa de apoio a projetos de cultura do Banco Itaú está de inscrições abertas até 31 de julho. As principais novidades deste ano são o primeiro edital de Artes Cênicas e a abertura à produção e crítica literária estrangeira na categoria Literatura.

Lançados nesta última semana, dia 4 de março, os 4 editais do Rumos Itaú Cultural trazem embutidos em seu regulamento propostas experimentais de articulação cultural geralmente já adotadas por coletivos artísticos contemporâneos: a troca de experiências culturais entre diferentes regiões.

Os editais de Teatro e  de Música deixam isso bem explícito, indicando inclusive o critério coletivo claramente; já no seu 4ª edital de literatura, isso fica subtendido quando o programa abre espaço para críticos e produções estrangeiras pela primeira vez.

A marca da edição deste ano é também o apoio particular à pesquisa. Não só pelo Rumos Pesquisa, que incentiva claramente a produção acadêmica na área da cultura: os grupos de teatro que pretendem participar também precisam desenvolver a reflexão teórica em seus trabalhos.

A releitura de obras clássicas de música é o desafio principal do edital da área. Literariamente, o desafio é fazer o "serviço sujo" de catalogar e tentar caracterizar a múltipla e fragmentada produção brasileira dos anos 1980 até hoje. Ambos colocam o mesmo problema: entender o que é a cultura da época em que vivemos hoje. Tarefa nada simples quando o impacto das novas tecnologias de comunicação desestabilizaram os parâmetros de avaliação da crítica cultural como um todo.

Mais informações sobre o regulamento, acesse: http://www.itaucultural.org.br/index.cfm?cd_pagina=2708

Escrito por: Ludmila Monteiro
fonte da notícia: coluna contemporama
fotos: blog Rumos Itaú Cultural

0 comentários:

Postar um comentário

Conexões

Seguidores