0

Dona Maria: "A Saga de um filme piauiense" termina

"[...]sôo pretensioso ao chamar de meu filme. O filme é delas, das Marias e de suas histórias de vida. O que aprendi com elas repasso a quem tiver interesse. Se suscitar em alguém alguma reflexão, alegre ou triste, acerca de ser velho, os seis anos terão valido a pena. Aos jovens, sintam-se velhos. Aos velhos, sintam-se jovens. Pois a idade é aquela que sentimos, não a que temos. “Dona Maria” está aí para nos ensinar isso e várias outras coisas. E o que é a velhice, afinal de contas?"

Porque não falar de um filme piauiense, já que a nova grade curricular do curso de Artes Visuais do IFPI contempla uma disciplina de Cinema  e Vídeo? Ainda mais quando  a "personagem principal" é uma mulher envelhecendo sozinha tendo como companhia para todas as horas apenas o seu cavalete.

"Personagem principal" porque a verdadeira personagem é a velhice mesmo: as diversas Donas Marias espalhadas pelo primeiro longa-metragem do jovem cineasta Monteiro Júnior são as diferentes feições que essa personagem pode tomar. A artista plástica, única personagem ficcional da trama, costura os depoimentos reais das suas xarás de carne e osso através de uma espécie de monólogo teatral transposta para a tela: assim, o filme adquire um ritmo narrativo intuitivo, em grande parte conduzidos pela trilha sonora do compositor Renato Piau. O recurso da câmera mais parada e lenta, segundo o próprio diretor servem à temática do filme, além de ser uma forma de driblar os poucos recursos disponíveis para a sua montagem.

A "saga" da feitura de Dona Maria você pode acompanhar com detalhes no blog do próprio autor, que se diz satisfeito no seu discurso de estréia por finalmente ter encerrado ali uma etapa de sua vida que durou cerca de seis anos. Mas será que ela terminou naquela estréia do dia 4 de março de 2010, no Clube dos Diários? Dia 25 deste mês, Dona Maria estréia em Tabuaté, São Paulo.


Escrito por: Ludmila Monteiro
fotos: http://mostraebienal.blogspot.com/

0 comentários:

Postar um comentário

Conexões

Seguidores